top of page
  • iPedal

Alta do preço dos combustíveis: a bicicleta elétrica como alternativa de transporte

Atualizado: 26 de jan. de 2023

Cada vez mais, fica claro que o uso de combustíveis fósseis está com os dias contados, tanto devido ao esgotamento de recursos e aos altos preços dos combustíveis, quanto ao cenário atual de urgência climática.


Nesse contexto das políticas de incentivo aos meios alternativos de utilização de energia, várias fontes de utilização de eletricidade vêm se mostrando cada vez mais viáveis e acessíveis ao cidadão comum.


Entre elas, a bicicleta elétrica que é uma alternativa de mobilidade vantajosa para um sem-número de aplicações: mobilidade urbana, esporte e lazer.


Dispor de um dispendioso e exclusivo veículo a gasolina só para se deslocar até um destino próximo, representa um contrassenso que se agrava a cada dia que passa.

Bicicleta elétrica como alternativa de transporte

O uso de bicicletas aumentou consideravelmente nos últimos anos e mais do que uma simples alternativa de lazer, o incentivo à prática de exercícios regulares se tornou uma necessidade de saúde pública.


Em busca de uma motivação de vida mais saudável, um crescente número de pessoas está tirando suas bicicletas das garagens ou comprando novos modelos para passar a fazer pequenos percursos até o trabalho, até o mercado, ou simplesmente para agradáveis passeios aos finais de semana.


E quando chegam as ladeiras?


Mas nesse jardim não existem apenas rosas, pois alguns percursos, especialmente aqueles nas cidades que contam com relevo mais irregular, dificultam bastante os planos dos ciclistas.


As ladeiras trazem um importante complicador para a delícia de pedalar sua magrela e muitas vezes, os ciclistas, especialmente aqueles com menor preparo físico, terminam se desanimando diante da necessidade de transpor as subidas entre suas casas e o parque dos seus sonhos de domingo.


Ao mesmo tempo, um número considerável de praticantes de ciclismo de aventura, ao encontrar um prazer indescritível em desbravar a próxima trilha, também se depara com subidas consideravelmente íngremes e muitas delas, intransponíveis.

Motor Central x Motor Cubo


É nesse contexto que a iPedal, cujos fundadores já possuíam larga experiência no mundo do Mountain Bike, descobriram a solução perfeita: ao trazer os primeiros motores centrais para o Brasil.


Diferente dos modelos com o motor depois do câmbio da bicicleta, como é o caso das tradicionais e bikes com motor de cubo, o motor central provou que ao associar sua robustez ao conjunto de transmissão original da bicicleta, posicionando o motor antes da transmissão, foi possível chegar a uma relação sem precedentes, de força e velocidade.


Dentro de uma faixa de potência mais baixa e, portanto, capaz de muito mais autonomia, as bikes elétricas equipadas com motor central conseguem vencer as ladeiras com facilidade, além de chegar a velocidades mais altas e preservar a experiência de pedalar.


Enquanto no Brasil a solução mais barata tomava as estantes das grandes magazines, nos países mais desenvolvidos a vantagem do motor central já havia sido constatada.


Algumas vantagens do Motor Central

  • Maior faixa de torque permite força nas ladeiras e velocidade nas retas através do uso das relações do câmbio da bicicleta.

  • Menos consumo de bateria devido ao melhor aproveitamento de torque.

  • Montagem mais simples (o controlador fica dentro do motor, desobrigando a instalação externa como nos motores para cubo).

  • Não obriga a troca da roda (aro, raios e cubo) como no motor de cubo.

  • Garante a qualidade da experiência de pedalar devido aos sensores nos pedais que conseguem dar um caráter humanizado ao equipamento.

Alta qualidade em motor, bateria e componentes


A iPedal deu um passo à frente e garantiu a importação dos motores que detêm a melhor relação de custo-benefício entre todas as marcas da atualidade: Bafang e TS.


Além disso, criou uma fábrica de baterias capaz de garantir, através do fornecimento de células de primeira linha “Tipo A – 3C”, uma linha de baterias de lítio removíveis e sob medida para alimentar seu propulsor com grandes vantagens de durabilidade e confiabilidade técnica.


Conheça 3 maneiras de começar com as ebikes


Ebikes iPedal

A iPedal lançou uma variedade de mountain bikes elétricas prontas, que atendem o uso urbano, recreativo, além de trilhas leves e intermediárias.


Convertemos a sua bike

A iPedal oferece uma oficina especializada para serviço de conversão personalizada para a maioria dos modelos de bicicletas do mercado:

  • Full suspension

  • Cargo

  • Tandem

  • Urbana



Faça você mesmo

Com conhecimentos intermediários em manutenção de bike, algumas ferramentas básicas e se

guindo um tutorial em vídeo, o kit de conversão para bike elétrica da iPedal pode ser instalado por você.


Outra possibilidade é perguntar na sua oficina de confiança se eles fazem a instalação. E se precisar de ajuda, nossa equipe estará pronta para ajudar dar suporte.










Posts recentes

Ver tudo
bottom of page