Cuidados

e recomendações de uso

Recomendações de uso

a) Motor TSDZ2 - Ao ligar o motor, nunca mantenha os pés ou qualquer outra coisa encostada nos pedais, isso causa erros na calibração do sensor de torque que ocorre a cada inicialização do sistema. A não observação deste item ocasionará sensação de perda de potência do motor e comportamento errático do mesmo. Caso isso aconteça, desligue e ligue novamente certificando-se de atender a esta orientação.
 

b) Motor Bafang - linha BBS - Conforme determinado pelo fabricante, estes motores contam com proteção IP65 contra respingos ou chuva. Isso significa que eles não são estanques, podendo apresentar falha fatal se a água penetrar em seu interior. É altamente desaconselhável lavar o motor com jato de água, especialmente com máquinas de pressão. Procure montar seu motor para que o logo “Bafang” fique na posição horizontal. Caso isso não seja possível, a proteção contra penetração de água poderá ficar comprometida, nesse caso sugerimos proteger com silicone preto, a região da saída dos cabos na parte inferior do motor. Jamais lave sua bicicleta de ponta cabeça ou com a inscrição Bafang invertida, pois a água entrará pelo dreno, causando danos a estrutura interna e a possível queima da controladora incorrendo automaticamente na perda da garantia.

Recomendações principais

Para garantir sua completa satisfação com o uso de sua e-bike equipada com um motor elétrico e baterias de lítio, leia, estude e certifique-se de ter compreendido atentamente cada um dos itens a seguir, pois o não cumprimento destes termos implica na perda da garantia iPedal.

 

Nossos motores e baterias para e-bikes possuem garantia de 12 meses a contar a partir da data de recebimento do produto, contra defeitos de fabricação.

 

Kit Motor e/ou bateria

  1. Embora o kit possui proteção contra a penetração de resíduos sólidos tais como areia, terra, poeira e equivalentes, ele é apenas resistente à água em situações de exposição aos respingos causados pela passagem por poças ou chuvas. Sendo assim, nem o motor, nem a bateria ou outros componentes do kit podem ser imersos em água doce, salobra ou salgada, não podendo também, serem lavados com dispositivos que produzam pressão de água tais como lavadoras de jato e equivalentes. 

  2. Ao lavar sua e-bike, nunca a coloque de cabeça para baixo, pois a água irá escorrer pelos orifícios na parte inferior do motor podendo causar danos irreversíveis à parte interna.

  3. Os motores possuem uma engrenagem “fusível” feita em nylon. Esta engrenagem tem o objetivo de proteger as demais engrenagens, eixos e o núcleo do motor caso haja alguma desaceleração brusca da roda traseira enquanto o motor está ativado. Se sua e-bike for sujeita a choques violentos, como em saltos ou obstáculos irregulares, especialmente em situação de uso de potência, esta engrenagem poderá se romper. Cuidado.

  4. Motores elétricos devem corresponder ao movimento da bicicleta. Caso você aplique carga no seu motor pelo acelerador e mantenha-o parado, por exemplo, frear e acelerar simultaneamente ou acelerar contra uma parede, isto poderá rapidamente danificar o motor. 

  5. Evite utilizar potência alta associada à saída com marchas longas. Sempre que for partir, especialmente em uma subida, procure antecipar-se e reduzir o câmbio para as marchas mais leves. Este cuidado preserva a vida do motor e também do câmbio de sua bicicleta.

  6. Ao fazer viagens carregando a bicicleta sobre seu carro, recomendamos o cuidado extra de além de deixar a bateria dentro do carro, procure cobrir o painel com algum tipo de proteção plástica para evitar que a água da chuva em velocidade atinja o painel. 

 

Bateria

  1. Atenção, assim como seu telefone celular ou seu laptop, as baterias de sua e-bike são feitas em Lítio, o que permite uma alta concentração de carga com um peso muito reduzido. Entretanto, estas baterias são sensíveis e se expostas a calor extremo, podem ser perigosas, podendo inclusive entrar em combustão e explodir.

  2. Evite que objetos, especialmente aqueles contundentes colidam com a bateria. 

  3. Jamais perfure a bateria.

  4. Respeite o tempo de carregamento da bateria, não a deixe sem supervisão.

  5. Não carregue a bateria em locais próximos de itens inflamáveis.

  6. Caso você perceba que a bateria apresenta aquecimento anormal, produz ruídos como um chiado ou começa a inchar, desconecte-a imediatamente do carregador e afaste-a de materiais inflamáveis colocando-a em um lugar aberto. Se possível, desconecte-a do cabo de energia que a conecta ao controlador na bicicleta e mantenha distância.

  7. Não carregue sua bateria com outro carregador que não seja o original fornecido pela iPedal

  8. Não ligue duas ou mais baterias em paralelo ou em série sem a orientação e material apropriado para isso fornecido e orientado pela iPedal

  9. Caso sua bateria fique por longos períodos sem uso, procure deixar a carga próximo de 50%, assim você prolongará a vida útil da bateria.

 

Bicicletas Elétricas

Pintura do quadro: Garantia legal de 90 dias.

Quadro: 1 ano

Demais componentes, conforme especificado acima.