Como funciona uma bicicleta elétrica

As bicicletas elétricas se parecem com bikes comuns, mas aproveitam a vantagem de três componentes para funcionar: O motor, a bateria e o conjunto de tração

O motor elétrico é a parte mais importante da ebike. Os diferentes tipos de motores que podem ser encontrados são: Cubo dianteiro, cubo traseiro e motor central (mid-drive).

O motor no cubo dianteiro fica na roda da frente e faz tração fazendo a roda girar. Você tem a sensação que a bike está sendo puxada para frente.

Quando o motor está no cubo traseiro, aquela roda dá a sensação de que você está sendo empurrado, é mais agradável que no dianteiro.

O motor central atua no conjunto de tração (pedivela e cassete traseiro) ao invés do cubo. A sensação é bem mais próxima do natural, e a força, incomparável.

As baterias modernas de Lítio são leves e permitem de 30 a 100km de autonomia por carga, mas isto depende da condução do ciclista. A bateria dura cerca de 300 a 400 ciclos, ou seja, vários anos de alegrias até precisar de substituição.

O ciclista pedala normalmente como qualquer bicicleta

O motor é ativado quando os pedais entram em movimento. Isso permite que o ciclista faça exercício, mas com uma ajuda que facilita o passeio.

O ciclista simplesmente aciona o acelerador e a bike se move sozinha como num ciclomotor. O ciclista não dá assistência e a bateria é exigida ao máximo.

O conjunto coroa, corrente e cassete fornece o torque necessário para garantir o movimento das rodas da bicicleta. Motores centrais (Mid-drive) enviam força diretamente para o conjunto, permitindo que o ciclista mude as marchas, tornando a bike mais leve ou mais rápida dependendo da necessidade do momento.

Carregar a bateria é tão simples quanto carregar o celular. Baterias de lítio de boa qualidade precisam de cerca de 6 horas para uma carga completa (2A/h) e contam com uma vida útil de cerca de 400 ciclos. 

Os três componentes principais

 

Termos de garantia

de sua ebike ipedal

Recomendações essenciais

Para garantir sua completa satisfação com o uso de sua e-bike equipada com um motor elétrico. Leia, estude e certifique-se de ter compreendido atentamente cada um dos itens a seguir.

 

  1. O kit motor e a bateria possuem garantia de 6 meses contra defeitos de fabricação.
     

  2. Embora o kit possua proteção contra a penetração de resíduos sólidos tais como areia, terra, poeira e equivalentes, ele é apenas resistente à água em situações de exposição à respingos causados pela passagem por poças ou chuvas leves. Sendo assim, nem o motor, nem a bateria ou outros componentes do kit não devem ser imersos em água doce, salobra ou salgada, nem lavados com dispositivos que produzam pressão de água tais como lavadoras de jato e equivalentes.
     

  3. Ao lavar sua ebike, nunca a coloque de cabeça para baixo, pois a água irá escorrer pelos orifícios na parte inferior do motor podendo causar danos à parte interna.
     

  4. Os motores possuem engrenagens feitas em nylon. Se sua ebike for sujeita a choques violentos, como em saltos ou obstáculos muito irregulares, especialmente em situação de uso de potência, as engrenagens poderão se romper. Cuidado.
     

  5. Evite utilizar potência alta associada a saída com marchas longas. Sempre que reduzir a velocidade, procure reduzir o câmbio para marchas mais leves. Este cuidado preserva a vida do motor e da relação de sua bicicleta.

 

Quebra de garantia

A não observação dos itens expostos no parágrafo anterior podem causar falhas, danos ou defeitos que não serão cobertos pela garantia. Fique especialmente atento para evitar que motor ou bateria sejam submetidos a imersão ou invasão por água pressurizada.

Não faça cortes ou intervenções nos chicotes elétricos de demais periféricos,

Não proceda modificações ou tentativas de modificações das características originais do equipamento.

Também não serão cobertos pela garantia aqueles eventuais defeitos que possam ser causados após a alteração da configuração da velocidade máxima indicada pela legislação brasileira.

 

Bateria
 

  1. Atenção, assim como seu telefone celular ou seu laptop, as baterias de sua ebike são feitas em Lítio, o que permite uma alta concentração de carga com um peso muito reduzido. Entretanto, estas baterias, se expostas a calor extremo, podem ser perigosas e podem inclusive explodir.
     

  2. Evite que objetos, especialmente aqueles contundentes colidam com a bateria.
     

  3. Jamais perfure a bateria.
     

  4. Respeite o tempo de carregamento da bateria, não a deixe sem supervisão.
     

  5. Não carregue a bateria em locais próximos de itens inflamáveis.
     

  6. Caso você perceba que a bateria apresenta aquecimento anormal, produz ruídos como um chiado ou começa a inchar, desconecte-a imediatamente do carregador e afaste-a de materiais inflamáveis colocando-a em um lugar aberto. Se possível, desconecte-a do cabo de energia que a conecta ao controlador na bicicleta e mantenha distância.

ligue já +55 11 94767-9263
ligue já +55 11 94767-9263

o "e" de sua      bike

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza

Endereço

Rua Antônio André Rodrigues, 101
Chácara Mafalda
São Paulo - SP, 03372-030
ebike@ipedal.com.br

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta feira,
das 8:00 as 17:00h

©2019 por Sivuca.